segunda-feira, 23 de março de 2009

Libertango

A música

Diria que a música é provavelmente a materialização mais pura dos sentimentos humanos, das vicissitudes humanas , dos percalços ou conquistas, paixões e saltos, das marés e dos horizontes... uma linguagem universalmente compreendida, que une culturas e aproxima identidades, que expressa e traduz aquilo que o povo diz como o que "vai cá dentro na alma".
Não imagino os meus dias sem música, como acho difícil imaginá-los sem pessoas, por isso creio que muitas das minhas expressões, memórias e sensações têm sempre um interessante e ímpar paralelo com esses jogos de momentos e estórias ou histórias.


...
A primeira proposta para Design e Comunicação Visual pretende que aceitemos o desafio de ilustrar uma música - à nossa escolha - e os sentimentos e/ou sensações que advêm quando ouvimos essa mesma música. A base teórica que fundamenta e fomenta simultaneamente este trabalho são os elementos básicos da comunicação visual, personagens dos meus dois últimos posts. Não posso dizer que estou a ver alguma evolução no aspecto prático da proposta, até à data, porque não me tem sido fácil chegar a alguns (pequenos) resultados que visualizo na minha mente mas não sei colocar em prática. Mas creio que vêm muito brevemente alguns desses meus (desvaneios) mini-mini-mini-projectos.

Libertango
Astor Piazzolla, brilhantíssimo compositor, criou uma composição instrumental que é assumidamente a minha predilecta. Escolhi esta composição, porque apesar de ser uma peça instrumental, tem um arranjo musical de grande intensidade e com uma melodia que apela aos demais sentidos. Libertango simboliza a passagem de Piazzolla do Tango Clássico para o Novo Tango, daí a palavra ser uma aglutinação da palavra espanhola Libertad com a palavra Tango. Ambas as palavras impelem a que o ouvinte, o dançarino ou o músico consigam captar que a mensagem da música é a libertação, a liberdade, a passagem, a ruptura. O tango é um género de dança nascida em Buenos Aires que exibe coreografias intensas em interpretação, onde colidem a expressividade latina com o movimento e a música. Astor Piazzolla atribui a esse Tango uma nova interpretação, cujos acordes dos violinos e do acordeão conseguem exprimir a emancipação, o acto de liberdade que o autor quer pronunciar.
Este instrumental soa-me muito do que um movimento de Libertad face ao tango e à sua composição, sugerindo-me liberdade e vida, movimento e diferentes tonalidades, momentos rápidos e outros lentos, evolução, força e intensidade e dinâmica. Acho que traduz uma mensagem que impele a fazer, a concretizar, a arriscar, a tornar real. Algo que só se faz com liberdade. Um dos aspectos musicais que é de salientar é o som do contrabaixo com arco/violoncelo (dependendo das versões) cuja sonoridade expressa a beleza do Tango e a sensualidade latina.
Em breve, a minha composição visual desta peça instrumental.


2 comentários:

  1. A música que escolheste é linda... e concordo plenamente contigo:
    "a música é provavelmente a materialização mais pura dos sentimentos humanos, das vicissitudes humanas, dos percalços ou conquistas, paixões e saltos, das marés e dos horizontes"
    Nada a acrescentar, fico à espera da composição visual :)

    ResponderEliminar
  2. Reitero o comentário da Natacha e acrescento (para quem gosta de tango) uma referência musical (porventura já conhecida) de reinterpretação destas referências: Gotan Project.
    -
    Fico a aguardar pela edição do artigo sobre tipografia e pelo respectivo trabalho prático (vá editando!... "working progress").
    -
    Entretanto, fique com a seguinte referência online: http://www.informationdesign.org/archives/typography/
    Um repositório credível e bem estruturado sobre uma miríade de assuntos relacionados com o desenho de informação.

    Bom trabalho,
    Bruno Giesteira

    ResponderEliminar