terça-feira, 10 de março de 2009

Picasso à luz dos elementos básicos da comunicação visual

A importância do sentido da visão é inegável: está presente e és estimulada diariamente nos nossos dias. O Livros dos Conselhos anuncia que "Se podes olharr, vê. Se podes ver, repara", frase essa que exclama a a urgênciade desconstruirmos o acto de ver, para que compreendamos as sensações e composições visuais que nos rodeiam.

Qualquer composição visual que observamos ou que nos prenda a atenção, é constituída por um conjunto de elementos básicos que constituem a Comunicação Visual: o ponto, a linha, o contorno, a direcção, a tonalidade, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Estes elementos consideram-se básicos porque organizam a informação que se pretende transmitir, sendo os elementos base e mínimos que constituem a dimensão visual, a linguagem da comunicação visual.

Pablo Ruiz Picasso, mundialmente aclamado e conhecido como Picasso, nasceu em Málaga, Sul de Espanha. Intimamente vinculado ao movimento cubista, as formas das suas obras não eram reproduzidas como se de um espelho se tratassem, mas antes havia uma preocupação de trabalhar e brincar com as formas naturais e as conjugar com a dimensão geométrica.

"Dona Maar", 1937, é uma obra que cativa pela diversidade de cores e texturas quePicasso exibe. É uma abordagem visual que aposta claramente nas cores vivas e fortes que fazem sobressair a elegância exuberante da figura feminina pintada, com formas invulgares e representadas com assimetriais e de uma maneira desproporcional. O elemento feminino é contornado por cores fortes e o facto do seu olhar estar desviado e desencontrado, proporciona a sensação de rosto inteiro e de perfil. Consegue-se apreender os elementos básicos da comunicação visual: o ponto, a linha, o contorno, direccção, tonalidade, cor, textura, dimensão e inclusive, movimento. A comunicação visual é possível graças a este jogo entre os elementos básicos, cuja a obra de Picasso não sai imune.



"Mulher em Pranto" do ano de 1937, é uma composição visual que assenta nos mesmos elementos que sustentam a comunicação visual. A dor e o choro de uma mulher são representadas de uma forma distrocida, com cores vivas violentas, num retrato sofrido, que remonta ao período da sangrenta Guerra Civil espanhola.



O exemplo que termina esta análise é "Aubade" de 10942, que de acordo com a minha reflexão, expressa não só o clima do período da ocupação alemã em Espanha, como é ímpar no que diz respeito à comunicação visual. A mulher da esquerda é representada com um nu de várias formas geométricas que sugere a fisionomia feminina, em decomposição, sugerindo a morte. A do lado direito, sentada com um bandolim no colo, tem igualmente uma fisionomia preenchida por várias padrões geométricos. A cor desta tela é pesada e remete para um ambiente de angústia, tornando quase imperceptível o contexto da cena que Picasso pretende materializar. No colo da segunda mulher foi-me possível observar um pássaro de perfil que me sugere paz, liberdade. Este pássaro remete para o simbolismo, D. Doudis em "La Sintaxia de la imagem" define símbolo como " no sólo debe verse e reconorse sino tambien recordase y reproducirse.", ou seja, o pássaro é nesta composição uma aproximação ao símbolo da paz e da liberdade.

A proposta de trabalho para a unidade curricular de Design e Comunicação Visual tem como principal finalidade realizar uma composição que conjugue os elementos básicos da comunicação visual, de acordo com uma música à escolha dos alunos. Sobretudo, considero que a composição a realizar deve ser compreensível e atraente para não só cativar o receptor, mas também expressar a mensagem da música.

Mãos à obra!. *

3 comentários:

  1. Estimada Mariana,

    Ainda que breve, a minha apreciação ao seu artigo é francamente positivo.
    Julgo que faz uma análise pessoal devidamente fundamentada com base na matéria teórica até então abordada nas aulas. Todavia (é também esta a minha função!) ;) desafio-a numa eventual segunda publicação deste artigo a introduzir bibliografia independente e ainda mais especializada para fundamentar as suas ideias (Bruno Munari; Rudolf Arnheim; et. al.).

    "Mãos à obra"! ;)
    Bruno Giesteira

    ResponderEliminar
  2. Estimada Mariana,

    Julgo que o comentário anterior juntamente com a troca de emails serve já para aguardar (expectante) por uma nova versão "2.0" do artigo. ;)
    -
    Nota1: E porque não aproveitar o weblog para editar a componente prática da disciplina?... Lanço também este desafio!
    -
    Nota2: Talvez a fonte preta sobre o fundo "bordeaux" não seja o mais indicado para uma leitura confortável... Pouco contraste... :)
    Deixo também este situação à consideração da Mariana.

    Continuação de um bom trabalho,
    Bruno Giesteira

    ResponderEliminar
  3. Estimada Mariana,

    Aprecio o (muito pouco...) que tem editado que demonstra potencial. Não obstante, devido à falta de trabalho/actualização do weblog não consigo validar cabalmente a evolução da Mariana na componente prática e teórica. Algo que deve ser colmatado o mais rapidamente possível!...
    -
    Estando, naturalmente, solidário quanto à sobrecarga dos restantes trabalhos de outras disciplinas (algo que já vários colegas compartilharam comigo) sou forçado a salientar a necessidade de desenvolver e editar/actualizar com alguma celeridade a componente teórica e prática do trabalho realizado sobre os elementos e técnicas de comunicação visual; tipografia/letra; a cor e infografia. Até porque o número de aulas t/p (consultar wiki de trabalho) é muito reduzido e iremos avançar para o último projecto final (desenho de informação: paginação).

    Até sexta-feira e até lá, qualquer dúvida/esclarecimento, por favor disponha também via email.

    Bom trabalho!
    Bruno Giesteira

    ResponderEliminar