terça-feira, 7 de abril de 2009

Picaso à luz dos elementos básicos da comunicação visual 2.0

Picasso à luz dos elementos básicos da comunicação visual

A importância do sentido da visão é inegável: está presente e é estimulada diariamente nos nossos dias. O Livros dos Conselhos anuncia que "Se podes olharr, vê. Se podes ver, repara", frase essa que exclama a a urgência de desconstruirmos o acto de ver, para que compreendamos as sensações e composições visuais que nos rodeiam, «Conhecer as imagens que nos rodeiam significa também alargar as possibilidades de contacto com a realidade; significa ver mais e perceber mais.» (Munari, 1968:19).

Qualquer que seja a composição visual que estejamos a observar ou analisar, esta é constituída por um conjunto de elementos básicos que organizam a Comunicação Visual: o ponto, a linha, o contorno, a direcção, a tonalidade, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Estes elementos consideram-se básicos porque organizam a informação que se pretende transmitir, sendo os elementos base e mínimos que constituem a dimensão visual, a linguagem da comunicação visual. Bruno Munari (1968:87) considera que a Comunicação Visual é «praticamente tudo o que os nossos olhos vêem é comunicação visual», o que significa que todas as mensagens que captamos nas nossas acções e que circulam nos mais variados meios de comunicação, têm uma forte componente visual, facto que acontece porque o nosso olhar está constantemente a receber estímulos visuais, aos quais não ficamos imunes.

A comunicação visual, tal como noutros paradigmas de comunicação, ocorre através de mensagens. A mensagem visual pode ser dividida em «duas partes: uma é a informação transportada pela mensagem e a outra é o suporte visual.» (Munari: 1968: 92), isto é, para comunicar visualmente é necessária uma determinada informação a ser transmitida e uma plataforma visual que a exprima.

Pablo Ruiz Picasso, mundialmente aclamado e conhecido como Picasso, nasceu em Málaga, Sul de Espanha. Intimamente vinculado ao movimento cubista, as formas das suas obras não eram reproduzidas de acordo com as formas do mundo que percepcionamos, pelo contrário, havia uma preocupação de trabalhar e brincar com as formas naturais e as conjugar com a dimensão geométrica, jogando com cores e texturas.

"Dona Maar", 1937, é uma obra que cativa pela diversidade de cores e texturas que Picasso traçou na sua perspectiva. É uma abordagem visual que aposta claramente nas cores vivas e fortes que fazem sobressair a elegância exuberante da figura feminina pintada, com formas invulgares e representadas com assimetriais e de uma maneira desproporcional. O elemento feminino é contornado por cores fortes e o facto do seu olhar estar desviado e desencontrado, proporciona a sensação de rosto inteiro e de perfil. Consegue-se apreender os elementos básicos da comunicação visual: o ponto, a linha, o contorno, direccção, tonalidade, cor, textura, dimensão e inclusive, movimento. A comunicação visual é possível graças a este jogo entre os elementos básicos, cuja a obra de Picasso não sai imune.



"Mulher em Pranto" do ano de 1937, é uma composição visual que assenta nos mesmos elementos que sustentam a comunicação visual. A dor e o choro de uma mulher são representadas de uma forma distorcida, com cores vivas e violentas, num retrato sofrido, que remonta ao período da sangrenta Guerra Civil espanhola.


Parece-me pertinente apresentar "Aubade" de 1942, que de acordo com a minha reflexão, expressa não só o clima do período da ocupação alemã em Espanha, como é ímpar no que diz respeito à comunicação visual. A mulher da esquerda é representada com um nu de várias formas geométricas que sugere a fisionomia feminina, em decomposição, sugerindo a morte. A do lado direito, sentada com um bandolim no colo, tem igualmente uma fisionomia preenchida por várias padrões geométricos. A cor desta tela é pesada e remete para um ambiente de angústia, tornando quase imperceptível o contexto da cena que Picasso pretende materializar. No colo da segunda mulher foi-me possível observar um pássaro de perfil que me sugere paz, liberdade. Este pássaro remete para o simbolismo, D. Doudis em "La Sintaxia de la imagem" define símbolo como " no sólo debe verse e reconorse sino tambien recordase y reproducirse.", ou seja, o pássaro é nesta composição uma aproximação ao símbolo da paz e da liberdade.
Esta decomposição crítica de três obras de Pablo Picaso fez-me compreender que as demais mensagens visuais, são organizadas e compostas pelos elementos básicos da Comunicação Visual, proposto por D. Doudis, mas sobretudo, compreender a inalienável existência dos mesmos nas mensagens. O conhecimento da existência destes mesmos elementos e das técnicas de organização dos mesmos, oferece um «conhecimento profundo de todos os aspectos de uma mesma coisa dá ao operador visual a possibilidade de usar as imagens mais bem adaptadas a uma determinada comunicação visual» (Munari, 1968: 85).

Sem comentários:

Enviar um comentário